ACAMT – Associação Catarinense de Musicoterapeutas

Barbara Trelha CPMT 003/2016 - SC - ACAMT
Foto tirada antes da pandemia
ACAMT - Musicoterapia SC - Associação Catarinense de Musicoterapeutas #1minutopelamusicoterapia

MUSICOTERAPIA EM TEMPOS DE PANDEMIA!

MT Bárbara Trelha

Escrever esse texto voltado aos nossos clientes e à comunidade parece importante em meio o momento delicado que o mundo vive. Como musicoterapeutas, mas também como pessoas, vivemos esses mesmos tempos.

Muitas coisas são novas, desde as adaptações digitais até às experiências novas de comunicação, novos sentimentos e muitas sensações. Nós, terapeutas em geral,  por sentirmos o que todos sentem,  podemos conduzir processos que podem auxiliar a vivência dos tempos de agora.

Desde Março/2020 a ACAMT tem buscado se alinhar com outras associações e com a UBAM. Há um movimento nacional que busca elaborar diretrizes de atendimento on-line em caráter emergencial e experimental. Nossos clientes precisam desse suporte adaptado as vezes e somos habilitados a oferecer essa acolhida.

A adaptação da musicoterapia em tempos de pandemia tem sido muito cuidadosa. Primeiro porque não se substitui o encontro humano, depois porque precisamos, em muitos casos, de uma pessoa para fazer a mediação do atendimento, auxiliando de perto o paciente em seus movimentos. Toda essa dinâmica nos coloca à prova. Nos faz investigar até onde podemos agir à distância.

Esse texto deixa claro que o cuidado ético, manutenção do vínculo e função terapêutica são a prioridade quando o atendimento à distância ocorre.  Por outro lado, os profissionais foram orientados pelas diretrizes elaboradas pela UBAM a cuidarem de si, buscando também seus recursos pessoais de manutenção de suas saúdes e na medida do possível, retomarem seus atendimentos presenciais.

Nesse momento, a ACAMT propõe muita atenção e cuidado com cada processo musicoterápico. Para aqueles presenciais, instauramos pouco a pouco formas de manter a segurança inserindo equipamentos de segurança do trabalho como máscaras, jalecos, luvas e higienização com álcool dos instrumentos.

Buscamos alinhar e equilibrar nossas práticas às necessidades da comunidade em geral e estamos fazendo o possível para manter a qualidade dos atendimentos, o respeito, acolhida e ética profissional.

ACAMT - Instrumentos Musicoterapia SC - Associação Catarinense de Musicoterapeutas

Se você é atendido on-line ou presencialmente, certifique-se que o profissional é habilitado e que segue as orientações das entidades representativas.

Alinhando práticas podemos em conjunto realizar o enfrentamento da pandemia cuidando e promovendo saúde.

(48) 9 8836-5111

E-mail: [email protected]

Covid-19 Pandemia Musicoterapia

Ministério da Saúde